Você está com um tempinho livre e pretende fazer uma viagem? Que tal entrar em contato com a natureza e se aventurar em um acampamento?

Preparamos um guia com 6 dicas de acampamento para os marinheiros de primeira viagem. Se este é o seu caso, fique ligado!

1. Escolha um bom local para acampar

Hoje em dia os destinos para acampar possuem alguma estrutura para receber os turistas. Desde um espaço reservado para as barracas até campings mais sofisticados, com lavatórios, água quente e cozinha. A escolha vai depender do seu perfil.

Lembre-se de que, mesmo com estrutura, alguns locais são tão preservados que não possuem comércio por perto ou luz elétrica. Por isso, ao escolher o local para acampar sozinho, com a família ou com amigos, certifique-se sobre o que ele oferece e o que você precisar levar.

2. Confira se no local do acampamento tem água

Ao partir em busca de um lugar para acampar, é muito importante saber sobre as suas condições, principalmente se ele tem acesso a itens básicos, afinal, não é nada agradável chegar e descobrir que não há água para fazer a higiene pessoal.

3. Utilize uma mochila grande

A melhor amiga do viajante que vai acampar é sua mochila. Ela deve ter espaço suficiente para abrigar seus pertences e também alguns outros itens, como alimentos e garrafas d’água. Há no mercado modelos próprios para quem gosta de acampar. Geralmente, elas têm uma capacidade grande, com muitos acessos ao longo de sua estrutura.

Esses acessos permitem que você possa pegar as coisas que estão no fundo ou nas laterais da mochila com mais facilidade. Os modelos de mochila próprios para camping ainda possuem mecanismos para guardar um colchonete ou um saco de dormir, que fica preso na parte externa. Se você estiver sem tempo para procurar em lojas físicas, busque alternativas on-line para agilizar.

4. Veja a previsão do tempo

Ninguém merece passar dias programando uma viagem se deparar com chuva no dia em que ela vai acontecer. O planejamento de uma viagem passa também pela checagem da previsão do tempo, até mesmo para o viajante conseguir escolher que tipo de roupa levar e não ser pego de surpresa com uma frente fria ou uma onda de calor.

5. Compre uma barraca boa e preze pela qualidade

Não é porque a viagem é para acampar que ela não deve ser confortável. Há modelos de barraca para todos os gostos e tamanhos de turmas. As mais modernas contam com um sistema mais fácil para montagem, bem diferente daqueles antigos que contavam com estacas de ferro difíceis de encaixar.

Há, inclusive, modelos para os solteiros, os casais e para a galera, com um, dois ou três “quartos”. Aqueles que quiserem descansar sem se desconectar, aliando a simplicidade do camping com a modernidade da tecnologia, podem optar por uma barraca com sinal de internet e energia solar para carregar o celular.

6. Saiba quais itens são indispensáveis para uma boa experiência no camping

Lembre-se de que mesmo com uma boa estrutura, acampamentos são locais que geralmente concentram muitos insetos e não têm uma estrutura com muitas alternativas em caso de emergência.

Por isso é muito importante não se esquecer de alguns itens fundamentais da “farmacinha” e outros objetos úteis para a viagem. Anote aí:

  • repelente contra insetos;

  • protetor solar;

  • remédios para emergência, como medicamento antisséptico, remédio para dor de cabeça, curativos adesivos, antiácidos etc.;

  • cantil para água e bolsa térmica;

  • lanterna;

  • canivete tipo suíço;

  • calçados confortáveis para caminhada.

Ao final da sua viagem, leve somente boas lembranças do local. Evite retirar plantas da natureza e, ao final de sua viagem, não se esqueça de levar o seu lixo até a lixeira mais próxima, se possível separando os itens recicláveis.

Gostou das dicas de acampamento? Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram para ficar por dentro das novidades!