Hoje em dia, é comum encontrar mofo em diferentes cômodos da casa, não é mesmo? O problema, que apresenta uma aparência desagradável, pode desencadear crises de alergia e doenças respiratórios.

Além disso, ele possui um odor intenso e bastante característico que, na maioria das vezes, incomoda moradores e visitantes. Embora seja algo comum, grande parte da população encontra dificuldade em diminuir o cheiro de mofo.

Tendo em vista esse contexto, no artigo de hoje, vamos falar sobre o que exatamente é o bolor — também chamado de mofo — e quais são suas principais causas, e ainda lhe apresentar incríveis dicas para acabar com o problema. Ficou interessado? Então continue a leitura e confira!

Afinal, o que é o bolor?

Mofo ou bolor é o nome tradicionalmente dado aos fungos filamentosos que se proliferam em diversos materiais e superfícies, como paredes, madeiras, couro, papéis, tecidos, tetos, pães velhos e frutas estragadas. Em geral, eles vivem em ambientes escuros e úmidos, e podem provocar a deterioração daquele espaço, causando cheiro e aparência desagradáveis.

Quais são suas causas?

Existem casos em que não há a presença visível do problema, mas ele pode ser identificado por meio do odor característico, que remete a algo guardado há muito tempo. A presença do bolor é associada ao excesso de umidade, ação da maresia, presença constante de chuvas, além da falta de iluminação e de ventilação.

Como diminuir o cheiro de mofo?

Atualmente, existem medidas fáceis, rápidas e eficazes que ajudam a retirar o incômodo cheiro de mofo dos cômodos da casa. Confira agora as nossas dicas!

Aplique vinagre nas superfícies

Embora seja um truque bem caseiro, utilizar o vinagre em superfícies é uma sugestão muito eficaz, já que ele é um elemento ácido que inibe o desenvolvimento dos fungos e neutraliza qualquer tipo de odor.

Para isso, utilize o produto (preferencialmente branco, por ter um cheiro menos intenso) em um borrifador e vá aplicando sobre as superfícies vazias, inclusive nas paredes, sempre retirando o excesso com um pano seco. Também existe a possibilidade de diluí-lo em uma esponja. Espere secar antes de colocar os itens novamente no ambiente.

Aproveite o bicarbonato de sódio

Supereficiente para promover a limpeza da casa, o bicarbonato de sódio também auxilia na remoção de odores provocados pelo mofo, especialmente em locais mais fechados.

Para realizar o procedimento, basta colocar o produto em um potinho aberto ou em um prato pequeno e deixar no espaço desejado por alguns dias, até que ele esteja visualmente úmido. O bicarbonato age sugando a umidade e, consequentemente, o cheiro característico.

O mesmo acontece com os sachês de tule com giz de lousa ou bolinhas de cedro, já que eles também absorvem a umidade. É válido lembrar que quando estiverem úmidos, basta colocá-los no sol para secar e reutilizá-los.

Passe água sanitária

Outra medida caseira, porém bastante eficaz, é retirar o excesso de bolor com um pano seco, diluir 50ml de água sanitária em 1L de água, umedecer um outro pano com essa mistura e passar sobre a superfície.

O cloro presente no produto inibe os odores desagradáveis e ainda evita que os fungos continuem se proliferando. O mesmo processo deve ser feito em paredes.

Utilize um ionizador de ambientes

Por fim, mais uma dica incrível: os ionizadores de ambientes! Esses equipamentos trabalham com íons negativos que limpam o ar. Dessa forma, criam cargas estáticas que removem todas as partículas suspensas em ação, deixando tudo bem mais purificado e livre de odores desagradáveis, como o cheiro de mofo.

Pronto! Agora que você já sabe como diminuir o cheiro de mofo e ainda o que ele é e como é causado, atente-se a isso e deixe sua casa livre de odores desagradáveis. Não se esqueça de que, embora simples, essas são medidas muito eficazes.

Você conhece outro truque infalível para acabar com o problema? Ficou com alguma dúvida? Então deixe um comentário e complemente nossa publicação. Até mais!