Se você faz pesquisas de preços, percebeu que existe uma diferença de valores enorme entre lojas virtuais e lojas físicas, não é mesmo?

Um e-commerce precisa de uma estrutura menor para poder funcionar e esse é um dos fatores que contribui para que os preços ofertados sejam mais competitivos.

Neste artigo, mostraremos mais razões para os preços da loja online ser menor que os da loja física. Confira!

Baixo custo operacional

Como dito anteriormente, o e-commerce precisa de uma estrutura menor para funcionar. Já em uma loja física, o investimento inicial é muito maior e, consequentemente, o custo de manutenção é superior ao da loja virtual. Entenda quais são:

  • aluguel ou compra do imóvel, tanto da loja quanto do armazém;

  • limpeza da loja;

  • decoração;

  • móveis;

  • contratação de vendedores;

  • central de atendimento.

Agora vejamos o que é necessário para um comércio eletrônico funcionar com a sua capacidade total:

  • site;

  • armazém;

  • central de atendimento;

  • contratação de poucos funcionários para separação e entrega dos produtos.

Como percebemos, o custo de funcionamento de ambas as lojas é totalmente diferente. O e-commerce se destaca pela estrutura mais enxuta.

Disponibilidade

A facilidade que a internet trouxe para nossas vidas foi gigantesca. As lojas virtuais, por exemplo, podem funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana sem precisar contratar mais funcionários para isso, enquanto as lojas físicas têm o horário de funcionamento limitado.

Outro ponto que faz com que o comércio eletrônico se destaque é o fato de a qualquer momento o consumidor poder realizar uma compra.

Abundância de informação acerca do produto

Anteriormente, para você adquirir mais informações acerca de um determinado produto era necessário ir até a loja e conversar com os vendedores ou perguntar algum conhecido sobre onde comprou, quanto custou e qual é o melhor material.

Hoje em dia, com alguns cliques, é possível saber todas as informações possíveis sobre o produto, ter acesso às avaliações de outros consumidores, conferir fotos e vídeos para uma decisão de compra melhor embasada e com mais rapidez, gerando mais vendas para a loja virtual.

Acesso facilitado

O avanço tecnológico vem permitindo que vários dispositivos possam acessar a internet – celular, tablet, smartphone, desktop, e até geladeiras. Essa comodidade e facilidade faz com que os consumidores deem preferência pela compra online.

Já na loja física, é necessário se deslocar até o local onde são vendidos os produtos. Imagine ter que pegar o carro ou transporte público, se deslocar até o local e correr o risco de encontrar filas ou de não ter o produto disponível? Isso pode gerar uma frustração para o consumidor.

Grande variedade de produtos

Em uma loja virtual é possível ter um mix de produtos que abrange várias partes de um nicho. Artigos de casa, por exemplo, com a facilidade de alguns cliques é possível verificar um grande número de produtos em um pequeno espaço de tempo e no conforto do seu lar.

Por causa da limitação de espaço, a loja física tem disponível poucas opções de produtos e pode acontecer de estar em falta justamente a mercadoria que você queria.

Além dos preços baixos, a compra pela internet pode ser mais segura do que uma loja física, pois, não é necessário ter contato com fatores externos – assaltos, perda dos cartões de crédito ou dinheiro.

Gostou do nosso artigo? Aproveite as vantagens de comprar em uma loja online agora mesmo, confira artigos para casa com descontos de até 15% e facilidade no pagamento!