Muita tecnologia futurista que vemos nos filmes de ficção científica é tão incrível que é difícil imaginar que algum dia possam existir em nossas casas. Na realidade, pode existir já. A modernidade avançou até o ponto em que agora podemos controlar nossas TVs, luzes e até os termostatos do nosso smartphone por meio de uma tecnologia acessível a todos.

Graças aos avanços tecnológicos, os equipamentos que usamos em nossas casas se tornarão mais eficientes em termos energéticos, economizando dinheiro aos consumidores e reduzindo a poluição por carbono.

Novos dispositivos eletrônicos agora podem ser vinculados à Internet para fornecer dados em tempo real, que facilitam a compreensão e reduzem o uso de energia.

Em breve, essas tecnologias serão mais rentáveis ​​e mais inteligentes, aumentarão a eficiência energética doméstica, por meio de sistemas de controle automatizados para unidades de aquecimento e refrigeração, iluminação e outros sistemas que acessem dados, como o ar externo e temperatura ambiente, umidade, nível de luz e ocupação.

Vamos dar uma olhada em algumas tecnologias que podemos esperar ver no mercado nos próximos anos, o que tornará nossas casas ainda mais inteligentes. Acompanhe!

Umidificador de ar automático

Os umidificadores de ar conterão sensores que poderão controlar radiadores, aquecimento de água e temperatura do ambiente.

Se o sensor perceber que não há nenhuma pessoa na casa, ele mudará para o modo “ausente” para economizar energia. Além disso, você também poderá ligar ou desligar o aquecimento e a água, remotamente, por meio de um smartphone.

O sistema enviará um resumo energético a cada mês, possibilitando a definição de um cronograma. No entanto, durante os primeiros dias, ele observará quando você ligar e desligar o aquecimento e criará um horário adequado automaticamente.  

Geladeira com internet

As câmeras dentro da geladeira vão tirar fotos das prateleiras e enviá-las para o telefone, quando solicitado. Será possível ajustar, remotamente, a temperatura do refrigerador também por wi-fi e obter alertas quando a porta for deixada aberta.

Mas, se a pessoa já está em casa, não haverá necessidade de se preocupar em comprar comida ou usar seu computador para pedir uma entrega, pois no exterior da geladeira haverá uma tela parecida com um tablet gigante, que pode ser usada para pedir mantimentos.

Um aplicativo dedicado, fornece controles de refrigerador e permite acionar etiquetas na geladeira, para que se possa definir datas de caducidade ou a quem pertence o alimento, graças à transparência da tela sensível ao toque.

Não só isso, pode usá-lo para reproduzir música e, até mesmo, sincronizar um calendário familiar.

Iluminação inteligente

Por meio de um painel de controle, será possível programar preferências de iluminação diurna e noturna e definir tipos iluminação para leitura, assistir tv, refeições, entre outros.

Vários sistemas avançados de iluminação estão atualmente disponíveis, embora não sejam amplamente utilizados porque são uma despesa adicional. No futuro, porém, a esperança é que eles sejam características padrão em casas.

E por que não? Tal como o termostato programável, mencionado anteriormente, a iluminação controlada economiza energia e dinheiro.

Segurança doméstica por meio do software de reconhecimento facial

Muitos filmes contam com empresas e entidades governamentais com software de reconhecimento facial, geralmente, para evitar que pessoas não autorizadas acessem áreas com informações altamente classificadas e bens de valor incalculável.

Provavelmente, no futuro, será possível instalar esse software em sua própria casa.  Câmeras de vídeo em suas portas podem identificar sua família e amigos, além de estranhos.

Se um estranho tocar a campainha, o sistema poderia, de imediato, localizar a pessoa em bancos de dados criminais e alertar.

Podemos ainda não ter as casas inteligentes, mas isso não quer dizer que não estamos no caminho certo.

Os dispositivos inteligentes começaram a se agrupar em torno de smartphones e tablets, como um hub, para criar uma rede que não existia antes. Isso ajudou o mundo da automação residencial de duas maneiras: reduzindo as tecnologias inteligentes em um pacote menor e construindo um mundo que sempre está conectado.

E ai o que achou das tecnologias acessíveis a todos? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!