Está começando a época mais animada do ano, CARNAVAL! Se você vai curtir esse ano se liga nessas dicas que separamos para você curtir o melhor do carnaval com saúde e segurança.

Beba água

Manter a hidratação é muito importante, quando se está muito quente, costumamos perder muito liquido por isso é preciso se manter bem hidratado, afinal ninguém quer perder um dia por ter passado mal.

Fique atento aos sintomas de desidratação:

Boca seca;

Tontura;

Urina reduzida ou mais escura;

Sono ou cansaço excessivo;

Pele seca;

Dores de cabeça.

Excesso de sol

Tente sair em horários mais frescos, evite estar exposto ao sol entre 10 da manha e 4 da tarde. Mesmo em qualquer horário, não esqueça do protetor solar, de um chapéu e um óculos, é melhor sempre se prevenir.

Modere na bebida

Tenha controle, evite ficar bêbado e ganhar uma ressaca no dia seguinte. O álcool faz com que as pessoas percam o senso e acabem tomando decisões que não fariam se estivesse sóbrio.

Coma de 3 em 3 horas

Assim como a água, é importante manter uma boa alimentação principalmente nesses dias, comer de 3 em 3 horas ajuda seu corpo a repor as energias que estão sendo gastas ali, assim como repor vitaminas e minerais que são gastos para eliminar o álcool do corpo.

Dormir bem

No carnaval dormir talvez não seja a opção para todos, querer aproveitar cada minuto não vai ser uma boa ideia, descanse o corpo, dormir de 7 a 8 horas por dia vai renovar as energias te dando um dia mais produtivo do que se passar a noite virado por ai.

Roupas confortáveis

Para evitar o calor nada melhor do que uma roupa confortável, além de ganhar mais tempo aproveitando o carnaval. Opte por calçados confortáveis como tênis e meia, e roupas leves feitas de algodão.

Vacinas em dia

É essencial estar com todas vacinas em dia, não se sabe o que vai se deparar no carnaval, garrafas e objetos quebrados são uma diversão para bactérias e tétano. Ainda vale se previr de doenças simples como uma gripe, virose ou sarampo.

Evite bebidas e comidas de estranhos

Nunca sabemos se a intenção da outra pessoa é boa, se ganhar uma bala ou bebida ou qualquer coisa, não coma de forma alguma, existe uma infinidade de drogas que pode te deixar confuso e até inconsciente.

Cuidado com seu corpo

Todo cuidado é pouco, fique sempre alerta, se qualquer pessoa fizer qualquer coisa que não te agrade fique longe, procure ajuda.

Fique perto de quem conhece

Tente não sair de perto dos seus amigos, quanto mais gente conhecida mais seguro é, se acontecer de separar marque um lugar de fácil acesso para que possam se encontrar.

Não é não

Saiba falar e receber um não, não é não, sem mais nem menos respeite a decisão da pessoa, nunca faça algo que alguém não queira e se tentarem fazer com você não se acanhe diga não. Muitas vezes nem é preciso de um não para saber que a outra pessoa não está afim, observe os detalhes, se afastar, virar o rosto ou não dar bola também é um não.

Evite beijar desconhecidos

Um único beijo pode trazer tantas doenças como gengivite, herpes labial, carie, candidíase e mononucleose, as chances ainda aumentam quando se tem uma ferida na boca.

Use preservativo

Além de evitar uma gravidez, a camisinha protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como HPV, HIV, AIDS, gonorreia, sífilis, herpes genital e clamídia. Deve ser usado até com os parceiros fixos, no carnaval é indispensável seu uso.

Documentos e pertences seguros

Ninguém quer perder nada no carnaval né, todo cuidado é pouco, não deixe o celular no bolso, nem dinheiro a vista, carregue sempre um documento com você, opte por pochetes ou bolsinhas pequenas que fique na sua frente para que ninguém os leve.

Evite caixas de som perto

É gostoso estar no meio da folia da música, mas evite ficar tão perto das caixas de som, como é preciso emitir um som muito alto, ficar perto pode trazer mal a sua saúde auditiva.

Dance, festeje e se divirta muito nesse carnaval com segurança.