O QUE É?

Coronavírus é muito parecido com o vírus SARS, fazem parte da família de vírus que causam infecções respiratórias (CID10), ele tem esse nome devido a sua semelhança como uma coroa,  não se sabe ao certo de onde começou, pois esse vírus não é transmissível a humanos a suspeita é que tenha vindo de algum animal como o pangolin, morcego ou serpente, e tendo sofrendo uma mutação genética transmitindo aos humanos.

SINTOMAS

Os sintomas são muito parecidos com um de uma gripe, como:

  • Febre a partir de 38°C
  • Tosse
  • Falta de ar
  • Dores no corpo

PERÍODO DE INCUBAÇÃO

É o tempo que leva entre a exposição ao vírus e a manifestação dos primeiros sintomas, o coronavírus tem seu tempo muito grande variando de 2 até 14 dias.

CONTÁGIO

Por conta de ser um vírus respiratório, seu contagio é por vias respiratórias, tosse, espirros, até mesmo pela fala. O ideal é que fique a pelo menos 1 metro de pessoas com sintomas respiratórios e evite pegar nas mãos, se for tossir, utilize o antebraço, lave muito as mãos ou utilize álcool gel. Tenha cuidado onde toca, evite colocar as mãos nos olhos, bocas e rosto.

As superfícies compartilhadas também são porta de entrada para o vírus, como computadores, maçanetas, botões, barras de transporte, célula, tudo deve ser limpo com álcool.

PESSOAS EM RISCO

Toda doença tem grupos específicos que correm o risco de desenvolver sintomas mais graves da doença, o coronavírus por ser um vírus respiratório prejudica ainda mais pessoas com problemas respiratórios ou problemas no coração. Pessoas com esses problemas tem que ter o cuidado dobrado.

REMÉDIOS E VACINA

Ainda não se tem vacina ou tratamentos específicos para esse vírus, o que está sendo indicado é muito repouso, água e remédios para aliviar os sintomas como analgésicos e antitérmicos.

USO DA MÁSCARA

Com o aparecimento do coronavírus a busca por mascaras aumentaram muito, porem o uso de tal é somente para as pessoas que estão infectadas, para essas não transmitirem a doença para pessoas saudáveis.

COMO SE PROTEGER

Limpeza das mãos é a melhor forma de se proteger, tanto contra o coronavírus quanto a qualquer doença viral, usar sabão ou álcool gel 70% após espirrar, tossir, chegar em casa, ir ao banheiro. Deve ser limpo todos objetos que são muito tocados, como celular.

Evite locais públicos ou aglomerados, fique longe de pessoas com algum sintoma, se for tossir ou espirrar procure cobrir o rosto com o antebraço ou com um lenço de papel. Se puder ficar em casa, FIQUE!

Evite cumprimentar as pessoas com apertos de mão, beijos no rosto ou abraços.

Fique atento as notícias e informações, busque fontes seguras, não acredite em tudo que dizem por aí.

Se proteja, siga as recomendações de saúde, procure um medico se apresentar no mínimo dois sintomas ou se tiver contato com uma pessoa confirmada pela doença e esteja apresentando um sintoma.