Está pensando em começar a investir e não sabe por onde começar? Calma podemos te ajudar! No post de hoje, vamos mostrar como investir no lugar certo.

Quando se pensa em poupar para investir em algo, a primeira escolha do brasileiro é a poupança, por ser a opção mais fácil, que não perde dinheiro, está na mão do povo, mas as pessoas acabam deixando de lado as outras opções por medo do desconhecido. Existem muitos tipos de investimentos, que rendem muito mais que uma simples poupança, diversos tipos para diferentes pessoas.

 

Saiba seu perfil de investidor

Pode ser definido por CONSERVADOR, MODERADO OU AGRESSIVO, que é dado pela sua tolerância a riscos. Um investidor conservador costuma investir de forma segura onde ele tem menos perda, buscando sempre conservar seu patrimônio. é indicado para pessoas que querem estorno em curto prazo.

Um investidor moderado é aberto a investimentos tanto seguros ou arriscados, ele é equilibrado, permite perdas até um certo limite, busca sempre dividir seus investimentos mantendo uma margem segura com investimentos de menor perda e ainda investindo uma parte no risco. Ideal para pessoas que querem estorno a médio e longo prazo.

O investidor agressivo é o mais sangue frio, não tem medo de algumas perdas, sempre pensa no lucro a longo prazo, prefere investir em opções de probabilidade de maior retorno mesmo com o risco ao prejuízo.

 

Tipos de investimento

Tenha em mente que sempre um investimento com maior risco é o que vai gerar maior rentabilidade, sendo assim o de menor rentabilidade é o de menor risco.

Tendo tudo em mente, vamos a algumas opções de investimento:

 

Títulos do Tesouro Direto.

é ideal para quem está começando a investir, é o de menor risco e você ainda começa investindo pouco dinheiro.

Previdência Privada.

tipo de investimento a longo prazo, de maior rentabilidade que a poupança, ideal para quem busca uma aposentadoria mais tranquila. existe dois tipos a PGLB (Plano Gerador de Benefício Livre), e o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). É um investimento que tem taxas sobre cada contribuição, gestões anuais e no resgate.

CDB.

Certificado de Depósito Bancário, é uma renda fixa, segura, basicamente é como se você emprestasse o dinheiro para uma instituição bancaria e em troca você recebe uma taxa de rentabilidade que é definida na hora.

LCI / LCA.

Letra de Credito Imobiliária e Letra de Crédito do Agronegócio, também é um rendimento fixo, muito similar ao CDB, mas voltado ao setor imobiliário e agro.

Debêntures.

São títulos de empresa privada, tem uma rentabilidade mais vantajosa, porém não tem a garantia se a instituição falir, é um investimento de risco.

LC.

letras de Câmbio é também similar ao CDB, tem uma alta rentabilidade e segurança, você empresta seu dinheiro ao investidor que usa em diferentes setores econômicos.

Ações.

A bolsa de valores é um mercado de compra e venda de ações, as ações são títulos que equivalem como uma parte do capital da empresa. A pessoa pode perder ou ganhar, isso varia de acordo com a administração da empresa.

Fundos Imobiliários.

Funciona como um grupo de pessoas quem se unem para comprar ou montar investimentos imobiliários juntos, seu investimento inicial é baixo, seus rendimentos são mensais, os ganhos são divididos de acordo com a parcela aplicada por cada um.

 

Visto cada uma das opções escolha a melhor para você, tenha sempre em mente que o melhor investimento é conhecimento, tudo precisa ser muito bem estudado antes de ser feito.