Hoje em dia, cada vez mais as pessoas estão tendo problemas com o sono, e acabam dormindo menos do que deveriam. Muitas pessoas deixam de dormir para trabalhar ou estudar, porem chega uma hora que o corpo não aguenta, podendo levar a morte.

Quantos dias sem dormir?

É comum virarmos a noite sem dormir ou dormir poucas horas, pensando que não fará mal ou que o corpo ficará apenas cansado. Porem na primeira noite sem dormir nosso corpo já sofre um grande choque, aos poucos o cérebro vai desativando, as primeiras áreas que são responsáveis por planejar e tomar decisões, começando a ter um comportamento mais impulsivo. A pessoa passa a ficar mais lerda e irritada, começa a ter dores de cabeça que vão aumentando cada vez mais. Passa a fica mais sensível a luz, a temperatura corporal começa a ser interrompida, fazendo a pessoa sentir as mãos mais frias.

No segundo dia sem dormir o corpo deixa de metabolizar a glicose da forma correta, fazendo o sistema imunológico começar a falhar, deixando o corpo com a imunidade baixa podendo pegar diversos vírus. Além de começar a aparecer olheiras e deixar sua memória cada vez pior.

A partir do terceiro dia sem dormir, algumas pessoas começam a ter alucinações, paranoias, e até mesmo delírios. Como falta energia, a pessoa passa a comer muito mais do que ela precisa, principalmente carboidratos e alimentos salgados e gordurosos, pois é como se nosso corpo quisesse repor a energia que foi gasta com a pessoa acordada.

No quarto dia as expressões e rugas começam a ficar cada vez mais nítidas, a pela passa a ficar mais pálida, e ainda as alucinações passam a ficar maiores, podendo ser visuais e até auditivas.

Ao quinto dia sem dormir as pálpebras começam a ficar extremamente pesadas, a dor de cabeça aumenta, é como se todos outros sintomas dos dias anteriores fossem agravando, como as alucinações que seriam mais constantes.

Após seis dias seguido sem dormir, os sintomas são terríveis, como sentir muito medo, paranoia, explosões de agressividade, as funções básicas do cérebro começam a diminuir, a fala fica cada vez mais lenta e os músculos podem começar a travar.

Depois de uma semana sem dormir a pessoa nem consegue fazer as atividades básicas, como falar, passa a sentir um forte tremor no corpo, além do sistema imunológico estar extremamente fraco, podendo qualquer vírus ser muito forte.

Após esse período de tempo, se a pessoa ainda continuar sem dormir, todos sintomas irão se agravar cada vez mais levando a pessoa a morte.

Segundo o “Livros dos recordes”, o máximo que alguém conseguiu ficar sem dormir foram 264 horas, totalizando 11 dias, esse recorde é de um americano, Randy Gardner, que foi acompanhado por médicos e especialistas.

É muito importante dormir bem, não adianta pensar que pode deixar de dormir para fazer outras coisa, a falta de um sono de qualidade pode acabar prejudicando muito o seu dia a dia, até o fato de dormir poucas horas, ou o não suficiente para seu corpo acordar disposto, pode fazer muito mal.

Tenha seu sono como prioridade em sua vida!