Há muito tempo que fazer reparos em casa deixou de ser uma tarefa que exige a presença de um profissional especializado. Atualmente, muitos desses pequenos consertos podem ser feitos por você. Para isso, é preciso avaliar o tipo de reparo e ter o conhecimento necessário de como executar o serviço, as peças, os materiais e as ferramentas adequadas.

Se interessa pelo assunto? No post de hoje daremos algumas dicas de como fazer alguns pequenos reparos, que facilitarão muito o seu trabalho. Confira!

Faça você mesmo os reparos em casa

Seja porque é mais prático ou para economizar, estamos sempre fazendo um reparo aqui, um conserto ali e resolvendo aqueles probleminhas domésticos do dia a dia.

Por hobby, necessidade ou curiosidade, você se dispõe ao “deixa comigo” e encara a tarefa. Todavia, é preciso avaliar se o reparo exigido pode ser realizado por você, pois, às vezes é necessária uma ajuda especializada.

Saiba quais reparos em casa podem ser executados sem o auxílio de um profissional, sem que a dor de cabeça fique ainda maior:

Instalar um chuveiro elétrico ou trocar a resistência

Nas duas situações, o primeiro procedimento é desligar a chave de luz (ou o disjuntor do banheiro) e fechar o registro de água. A seguir, para a instalação ou troca, siga o manual de instruções que vem junto com a peça.

Consertar aparelhos eletrônicos

Mau contato na tomada, má qualidade do som, problemas com cabos e conexões, sinal de TV ruim e equipamentos eletrônicos que não ligam podem ser facilmente sanados. Basta a troca dos fios, a compra de outro alto-falante, cabos USB, HDMI e RCA novos, a instalação ou troca da antena, ou a substituição de um fusível, respectivamente.

Atenção: faça isso apenas com equipamentos que estejam fora da garantia.

Descobrir vazamentos

Para descobrir se há algum cano vazando, feche as torneiras e registros, verifique o número que consta no seu hidrômetro e não use o banheiro, nem abra torneiras por uma ou duas horas.

Depois de algum tempo, faça uma nova verificação numérica. Se houver alteração — e se você não for pedreiro e bombeiro hidráulico —, é hora de chamar um profissional.

Melhorar o sinal da televisão

A qualidade do sinal digital que chega até o aparelho de televisão depende de sua amplitude, na região em que você mora. Se o sinal é bom, você pode optar pela antena digital interna, que é mais fácil de instalar, principalmente em apartamentos.

Caso o sinal seja médio ou ruim, então é indicada a antena digital externa, que é mais potente. Contudo, sua instalação requer atenção e cuidado, pois ela deve ser fixada em local alto — geralmente no telhado.

Colocar lustres e ventiladores de teto

Depois de desligar a chave de luz, siga as instruções de instalação que acompanham os itens. Tenha cuidado ao subir e descer a escada para executar a instalação e, preferencialmente, conte com o auxílio de alguém.

Use ferramentas, peças e acessórios corretos

Para fazer sucesso com os seus reparos e consertos, é fundamental ter em mãos uma caixa de ferramentas completa, com martelo, alicate, chave de grifo, chaves combinadas para apertar e soltar parafusos, trena, fita isolante, estilete, fita dupla face, fita veda rosca, arco de serra, serrote, entre outros itens.

Além da caixa de ferramentas, é preciso ter as peças e acessórios necessários para a qualidade do reparo. Por exemplo: uma boa antena de TV; peças para ventiladores; cabos de áudio, de vídeo e de energia elétrica; suportes para TV e caixas de som. Tudo isso você pode comprar pela internet, se preferir.

Como você pôde ver, com o conhecimento básico, as ferramentas, suportes e acessórios adequados, você será um expert para fazer pequenos reparos em casa. Mãos à obra!

Gostou do post? Gosta de fazer reparos e pequenos consertos? Já passou por alguma dificuldade ou sabe algum truque infalível? Deixe seu comentário!