Em tempos de crise, é normal que grande parte da população queira economizar na decoração de casa, sobretudo na aquisição de novos móveis e itens mais caros.

Contudo, existem ideias e sugestões que podem ser usadas para fazer pequenas reformas e ainda o aperfeiçoamento dos produtos, garantindo sempre uma boa economia.

Com base nisso, resolvemos apresentar nesse post 3 dicas para que você deixe a sua casa ainda mais bonita, mas sem gastar muito. Vamos lá?

1. Faça um planejamento

Antes de tudo, é elementar que você faça um planejamento, analisando o que realmente precisa ser feito, buscando inspirações (que, inclusive, pode ocorrer de maneira online) e decidindo o que deve ser reformado em cada ambiente.

Feito isso, o indicado é elaborar minuciosamente uma lista. Inclua todo o material necessário para decorar o cômodo e reformar os móveis, lembrando sempre de economizar.

Uma vez que a sua lista já está feita, cheque em sua própria casa ou em uma loja de conserto todos os itens que você já tem e, depois disso, busque os demais em locais especializados. É válido fazer uma pesquisa de preço e, no final, escolher o que tiver o melhor custo-benefício.

2. Restaure os móveis

A segunda dica é restaurar os materiais e móveis que já existir em sua casa, dando uma repaginada sempre que necessário. Com criatividade e inspiração, você consegue adaptar um projeto de acordo com as necessidades.

É importante analisar e ver quais realmente podem ser reutilizados. Uma poltrona e um sofá antigo, por exemplo, podem ganhar um novo estofado, enquanto uma cômoda pode ser reformada, lixada e ganhar uma nova cor, tornando-se uma ótima opção para utilizar em quartos e até mesmo como aparadores de sala de jantar.

Além de tudo isso, você também pode trocar os móveis de lugar e investir em itens usados na decoração, desde que estejam bem conservados, já que antiquários e brechós oferecem preços bem mais acessíveis para incríveis peças.

3. Recicle os materiais

Outra sugestão é utilizar materiais que geralmente vão para o lixo, reformando-os e transformando-os em móveis ou incríveis itens decorativos. As caixas de feira, por exemplo, podem ser lixadas e pintadas, e assim podem virar vários acessórios úteis e lindos em uma decoração. Algumas sugestões para transformar esses caixotes são:

  • como prateleiras, prendendo as caixas nas paredes de maneira que elas fiquem suspensas, indo muito bem em quartos, banheiros e até mesmo cozinha;

  • como sapateira, adicionando uma rodinha em uma das pontas e aproveitando a parte horizontal para posicionar os sapatos;

  • como bancos, colocando um acolchoado em uma das partes;

  • e como estantes, sobrepondo uma caixa em cima da outra usando uma parede de apoio e dessa forma criando um visual bem bonito.

Além das caixas, outros materiais também podem ser reciclados, como garrafas de vidro. Transforme-as em lindas luminárias (com a ajuda de um pisca-pisca).

Lembre-se de que o acabamento de todos os produtos, principalmente aqueles feitos com madeira, devem ser impecáveis, garantindo uma maior durabilidade e ainda evitando que eles fiquem feios em um espaço.

É isso aí, agora que você já sabe como economizar na decoração de casa e ainda deixar o espaço supercriativo, não perca tempo e comece a pensar em tudo que é possível reformar, aperfeiçoar e reciclar em um ambiente.

Gostou do artigo de hoje? Você tem outra sugestão ou dica que pode complementar o post? Então deixe nos comentários!