Provavelmente você já deve saber que a climatização durante o verão é fundamental para assegurar noites mais tranquilas e confortáveis, não é mesmo? Deixar o ambiente ventilado e propício para uma boa noite de sono é crucial para assegurar a qualidade do sono e, consequentemente, a qualidade de vida e o bem-estar de uma pessoa.

Por esse motivo, resolvemos apresentar no post de hoje dicas para que você tenha ventilação e climatização ideias para garantir uma noite de sono favorável, especialmente nos dias mais quentes do verão. Vale mencionar que dormir é uma maneira de descansar e revigorar o corpo e a mente, mantendo o organismo saudável e recuperando as energias para o dia seguinte. Confira!

1. Invista em equipamentos eficientes

Atualmente, é possível encontrar no mercado, até mesmo online, equipamentos que tornam os ambientes mais agradáveis em todas as ocasiões, principalmente nos dias mais quentes.

Desse modo, a nossa sugestão é que você invista em equipamentos como esses. Os ventiladores, por exemplo, servem para refrescar o ambiente por meio da ventilação que ele promove ao girar. É possível encontrar modelos de teto, de mesa, de parede e de coluna.

Já os climatizadores são outros equipamentos que tornam o ambiente mais agradável. Eles atuam na melhoria da qualidade do ar, em especial em locais fechados e pequenos, como sala de estar e quartos. Prefira os modelos portáteis, visto que são mais versáteis e podem ser transferidos de um cômodo para o outro.

Ainda é possível encontrar os umidificadores, que tornam a umidade do ar mais estável, e os ionizadores, que trabalham com íons negativos que purificam o ar. O uso frequente do ar condicionado pode gerar prejuízos à saúde e por esse motivo é importante ficar atento em relação à sua utilização.

2. Utilize vestimentas leves

Outra dica válida para te ajudar a dormir bem é usar vestimentas leves, confortáveis e frescas. Prefira os pijamas de modelos para o verão, ou seja, curtos, frescos e sem manga. O mais indicado é investir em tecidos que ajudam na absorção do suor e que, ao mesmo tempo, sejam confortáveis, como o algodão, o linho e o liganete.

A mesma dica é válida para a sua roupa de cama. Evite materiais sintéticos, que aumentam o calor durante a noite, e prefira lençóis e capas de travesseiros desses tecidos. Se você estiver com muito calor, também é válido apostar em um lençol como coberta.

3. Tome um banho morno antes de se vestir

Tomar um banho com água morna e mudar para a água fria (não quente demais ou gelada), ou seja, um pouco abaixo da sua temperatura corporal, antes de vestir o pijama e se deitar, também ajuda a enfrentar as noites quentes. Isso abaixa levemente a sua temperatura e posteriormente a mantém constante, cerca de 36ºC, proporcionando mais bem-estar e menos incômodo com as elevadas temperaturas do ambiente.

4. Desacelere o seu organismo

Nas horas que antecedem o período de dormir (cerca de 2 a 3 horas), é necessário buscar uma rotina mais tranquila, sem muitas atividades aceleradas. Por isso, evite praticar atividades físicas, enfrentar situações estressantes e até mesmo utilizar aparelhos eletrônicos, uma vez que a iluminação liberada por eles impede que o hormônio responsável por provocar o sono, chamado de melatonina, seja produzido.

Nesse período, prefira conversar rapidamente com alguma pessoa e busque textos curtos para iniciar um momento de leitura.

5. Tenha uma alimentação leve

Tomar bastante água durante o dia para se manter hidratado e optar por uma alimentação mais leve até duas horas antes de se deitar são as nossas últimas sugestões. A noite, o metabolismo do corpo é mais lento e, assim, podem surgir dificuldades para digerir alimentos mais pesados, prejudicando a qualidade do seu sono e provocando sensações incômodas.

Nesse período, consuma, em pequenas porções, frutas, alimentos integrais, iogurtes e carnes magras, como frango e peixe.

Pronto! Agora que você já viu como manter a climatização durante o verão e como dormir bem nos dias mais quentes, aproveite as nossas dicas e garanta uma noite de sono com mais qualidade!

Você conhece mais alguma dica de como dormir bem no verão? Então deixe nos comentários e complemente esse post. Até mais!