Com o verão cada vez mais próximo, a lembrança das altas temperaturas da última estação começam a voltar à mente. Só de pensar já ficamos com calor!

Então, se você não quer passar calor no próximo verão, precisa se preparar! Por isso, trouxemos algumas dicas para que escolha o seu ventilador ou ar-condicionado. Confira!

1. Considere o preço

Um aparelho de ar-condicionado custa, em geral, oito vezes mais do que um ventilador. No entanto, é possível encontrar no mercado aparelhos que, ainda que mais caros, tenham bom custo-benefício.

Mas não leve apenas o valor em consideração! Continue a leitura para ver outras dicas que ajudarão na escolha.

2. Avalie a questão da instalação

A instalação de um ventilador costuma ser um processo mais simples que a de um aparelho de ar-condicionado.

Com relação ao primeiro, temos duas opções:

Ventiladores de teto

Nesse caso, tudo o que você precisa é de um ponto de eletricidade no teto. Se a iluminação central do ambiente for uma luz central, basta substituí-la por um ventilador que também possua saída para lâmpadas.

Se o espaço não estiver pronto para isso, é preciso realizar pequenas modificações, para que a fiação possa ser utilizada. Ou, então, você pode optar por outro tipo de ventilador.

Ventiladores de coluna ou de mesa

Eles possuem a praticidade de não precisarem de qualquer tipo de instalação. Basta ligá-los a uma tomada e estão prontos para uso.

O ar-condicionado, por sua vez, necessita de instalação que, em alguns casos, pode ser mais complicada.

Ar-condicionado tradicional

Se optar por um aparelho tradicional, a sua acomodação pode ser mais simples.

Algumas casas e apartamentos já são construídos prevendo a utilização desse recurso. Por isso, costuma haver locais predefinidos nos cômodos para sua alocação, o que facilita a instalação.

Ar-condicionado tipo Split

Se você optar por um do tipo Split, necessariamente precisará de uma pequena obra.

Como são modelos mais modernos, ainda não é comum encontrarmos locais em que a sua instalação foi considerada na hora da construção. Assim, será necessária uma pequena reforma para resolver o problema dos dutos de saída.

3. Lembre-se da manutenção

Esse é um ponto bastante importante, por isso não o deixe de lado. Na verdade, colocamos essa dica mais como um lembrete: independentemente da sua escolha, não deixe de fazer a manutenção apropriada — ela é importante para a sua saúde!

Você deve manter os aparelhos limpos de impurezas para evitar doenças respiratórias. Nos dois casos, ela é bastante simples:

Limpeza do ventilador

Passe um pano úmido nas pás e retire o lustre para remover a poeira de dentro dele, caso o modelo seja desse tipo. Limpe também a sua base — seja ele de teto, seja a versão portátil.

Limpeza do ar-condicionado

Retire o filtro do aparelho e proceda à limpeza conforme indicado pelo manual do fabricante. Em geral, você pode remover as impurezas com um aspirador de pó ou lavando o filtro com água.

4. Considere o tamanho do espaço

Se o uso acontecerá em cômodos muito grandes, é importante frisar que o ventilador pode não ter o alcance necessário para refrescar todo o ambiente. Nesse caso, o ar-condicionado é a forma mais eficiente de trazer conforto térmico de maneira prática.

Por outro lado, espaços menores costumam ser bem atendidos por ventiladores, garantindo um bom refresco contra as altas temperaturas.

Ventilador ou ar-condicionado: você é quem decide

Depois dessas quatro dicas, já deu para você perceber que não há um consenso sobre qual é a melhor opção, não é mesmo?

Algumas pessoas sentem mais os efeitos do calor do que outras. Algumas localidades e até mesmo algumas construções podem ser mais quentes que outras. Com isso, tornam-se espaços extremamente desconfortáveis no verão — nesses casos, o ar-condicionado é indispensável.

Porém, locais mais arejados e pessoas menos incomodadas com o calor podem não sentir a necessidade de um aparelho tão potente. Nessa situação, o ventilador atende bem às necessidades.

Por isso, a resposta certa é que, quanto a ventilador ou ar-condicionado, só você pode definir o que é melhor!

Gostou das nossas dicas para escolher seu ventilador ou ar-condicionado? Então siga as nossas redes sociais para continuar nos acompanhando! Estamos no Twitter, no Facebook e no Instagram!