As prateleiras vêm ganhando cada vez mais a preferência na decoração das casas e apartamentos, justamente por serem uma maneira democrática e simples de dispor e organizar objetos.

Para quem não dispõe de muito espaço, elas são de extrema importância, pois conseguem sintetizar diversos elementos em uma mesma plataforma. Já para aqueles ligados em decoração, elas podem ser inseridas nos mais diversos estilos e servem como complemento para desde ambientes mais rústicos aos mais modernos.

Ficou interessado em adicionar esse elemento na sua casa? Então vem conferir as dicas que selecionamos para você não errar e saber tudo sobre como usar prateleiras!

Tipos de prateleira

Antes de instalar sua prateleira, é importante saber se você fez a escolha certa. Há opções em cores vivas, que cabem muito bem em composições mais modernas e minimalistas. As peças em madeira são clássicas e podem complementar desde uma decoração mais rústica até uma mais clássica.

Outro fator determinante é o suporte escolhido, podendo ser invisível ou aparente. Atente sempre à carga máxima indicada na embalagem, evitando, assim, possíveis acidentes pela má instalação da prateleira.

Como usar prateleiras

Na organização

Em cômodos como a despensa ou a cozinha, as prateleiras são uma mão na roda para organizar os objetos e produtos de uso mais corriqueiro. Por otimizarem o espaço, elas são ideais para esses ambientes que não costumam ser amplos e abertos.

Como são totalmente expostas, armazene em caixas o que você não quer que fique à vista, como produtos de limpeza ou alimentos, por exemplo. Opte por caixas que tenham a mesma largura, ou menos, que a prateleira. Assim, prevalece a harmonia do conjunto.

Na decoração

Dependendo do tamanho e beleza, a prateleira pode se transformar, por si só, em um objeto de decoração. Na sala de estar, pode ganhar destaque quando instalada em uma parede exclusiva para ela. Disponha objetos decorativos, livros e CDs sobre a estante e terá uma bela peça para embelezar o ambiente.

Prateleiras mais estreitas também são perfeitas para dispor quadros e porta-retratos, mostrando-se uma alternativa original para os tradicionais pregos na parede.

Como compor o conteúdo da prateleira

Aqui, mais uma vez é importante lembrar-se do peso suportado pela peça. Não exagere em objetos grandes e pesados, pois tornam o ambiente visualmente poluído e dificilmente vão conferir elegância à decoração.

Componha a prateleira com objetos de tamanhos variados, como vasos, velas, livros e porta-retratos. O importante é soltar a imaginação e tentar transformar sua prateleira em uma bela composição de objetos belos e úteis.

Onde usar as prateleiras

Para aqueles que dispõem de pouco espaço, as estantes podem ser instaladas bem próximas ao teto, liberando o ambiente abaixo para móveis e outros elementos. A dica aqui é armazenar apenas objetos que não são usados de forma recorrente.

Prateleiras no banheiro também se mostram bastante úteis quando o ambiente é pequeno, pois auxiliam na organização de toalhas e outros itens.   

Gostou de aprender como usar prateleiras na organização e decoração da sua casa? Para ficar por dentro de mais dicas como essas, nos siga no Twitter, no Instagram e curta nossa página no Facebook!