O mercado virtual brasileiro mostrou-se uma ótima oportunidade tanto para quem vende como para quem compra. Quem vende tem um público que supera os 48 milhões de e-consumidores, segundo o E-bit, e quem compra tem a sua disposição mais de 371 mil lojas virtuais.

Apesar dos números e do aumento de usuários que utilizam a rede, ainda há pessoas preocupadas com a segurança em compras online.

Neste post, vamos elucidar alguns pontos que mostram que você pode ficar tranquilo ao fazer suas compras online, pois a segurança tem sido um fator primordial para a maioria dos e-commerces.

Acompanhe!

Por que se sentir seguro?

O Decreto nº 7.962/2013 — que regulamenta as atividades de e-commerce no país — em seu artigo VII, diz que é a obrigação do comércio “utilizar mecanismos de segurança eficazes para pagamento e para tratamento de dados do consumidor.”

Ou seja, é dever da loja virtual zelar pela segurança dos dados do cliente e dos meios de pagamento. Além disso, há diversas exigências nesse decreto para que um e-commerce possa funcionar. Vamos aos principais pontos:

1. Certificado de segurança SSL

Esse é o certificado básico que um e-commerce deve possuir. O SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança criado ainda na época do navegador Netscape, que hoje é padrão internacional para a troca de dados sigilosos na web.

O SSL criptografa as informações e só podem ser vistas pelo vendedor e o consumidor. Ele funciona automaticamente e pode ser identificado pelo “s” do endereço da URL: https:// e pelo cadeado no canto inferior da tela.

2. Política de segurança/ privacidade

Todo e-commerce deve ter uma política de segurança clara e disponível para a consulta do consumidor. Ela deve conter os protocolos utilizados pela loja virtual para dar mais segurança ao cliente e ao seu próprio negócio.

Entre os protocolos estão os certificados utilizados, a blindagem (falaremos logo abaixo) e a análise de risco, entre outros pontos.

3. Informações da loja virtual

O site deve fornecer dados importantes como CNPJ e razão social da loja, endereço físico e telefones para contato (preferencialmente fixo).

Como comprar com segurança?

O consumidor também deve estar atento aos sinais que mostram que a loja virtual pode não ser o que parece. Veja quais pontos se atentar:

Segurança

Primeiro, sem o certificado SSL não compre. Além dele, verifique quais outras ferramentas de segurança que o e-commerce dispõe.

Preços

Preços muito abaixo dos praticados pela concorrência podem ser um indicativo de fraude. Se não for uma liquidação, se a loja for muito nova ou há problemas relatados por outros consumidores, evite esse e-commerce.

Blindagem

A blindagem do site diz respeito aos mecanismos de segurança que vão além das políticas e o certificado SSL. Não é obrigatória, mas é um diferencial para o negócio e inclui:

  • firewall para evitar ataques de pessoas mal intencionadas aos dados do e-commerce;

  • antimalware para evitar que programas possam atacar o e-commerce;

  • testes periódicos para atestar a vulnerabilidade dos mecanismos de segurança.

Opinião de outros consumidores

Elas são muito importantes não só para avaliar a idoneidade da loja virtual, como também se ela entrega os produtos dentro prazo estipulado, efetua trocas e devoluções com rapidez, entre outros pontos que passam mais segurança.

Condições de entrega

Verifique o prazo de entrega, as políticas de envio, se a loja fará a cobrança pelo frete e o tempo estipulado. Tudo isso deve ser estipulado de maneira clara pelo e-commerce.

Formas de pagamento

Dê preferência às lojas virtuais que ofereçam formas seguras de pagamento, como cartão de crédito, ou que utilizem intermediadores já estabelecidos para concretizar a venda, como Moip, Paypal e PagSeguro.

É importante ressaltar que o consumidor precisa estar atento à segurança em compras online para não ter prejuízos.

Ele também tem o dever de informar aos órgãos competentes (o Procon, por exemplo) quando verificar que aquela loja não cumpre com o que promete. Assim o ambiente virtual fica cada vez mais seguro.

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