Seja por falta de espaço, para melhorar a organização da casa ou harmonizar com a decoração, o suporte de TV tem sido muito utilizado no Brasil. Entretanto, antes de escolher o seu, é preciso atentar para diversos aspectos que podem atrapalhar a forma como você vê televisão.

Quer saber como escolher o suporte de TV ideal para a sua casa? Então continue a leitura e descubra algumas dicas que podem ajudá-lo na hora da compra.

Verifique a estrutura da parede

Antes mesmo de decidir comprar o suporte, é preciso certificar-se de que a parede poderá suportá-lo. Paredes em drywall, por exemplo, exigem uma maior atenção no momento de pendurar a TV por serem menos resistentes que uma parede de alvenaria ou gesso e não suportarem o peso de aparelhos muito grandes.

Nesse caso, você pode utilizar uma lâmina de aço como reforço na parte onde ficarão os parafusos. Da mesma forma, fortifique a parede em todo o seu comprimento, desde o chão até o teto, para que o peso do aparelho seja bem distribuído e não ocasione rachaduras e quebras.

Escolha o modelo apropriado

Existem diversos modelos de suporte de TV, cada um com características bem específicas e que podem não se adequar a todos os casos. Por isso, observe exatamente a forma como você espera que a TV fique em sua casa e escolha entre os seguintes modelos:

  • suporte fixo: é feito com uma estrutura sem qualquer ponto de articulação e que manterá a televisão fixa sempre na mesma posição, sem possibilidade de ajustes;

  • suporte articulado: com um giro lateral de 90º para os dois lados e, às vezes, para cima e para baixo; permite regular melhor a posição da TV;

  • de teto: indicado mais para ambientes comerciais, esse suporte é fixado no teto e manterá a televisão pendurada; pode ser utilizado em residências com muita falta de espaço, mas é preciso cuidado com o peso da TV;

  • inclinável: utilizado em ambientes altos, em que o aparelho de TV fica acima da altura dos olhos; possui um ângulo de inclinação que evita reflexos na tela e melhora a experiência visual;

  • giratório: normalmente utilizado na divisão de ambientes, como entre uma cozinha americana e a sala, por exemplo; permite que a televisão seja girada para o cômodo mais conveniente no momento;

  • automatizado: é a versão mais tecnológica do suporte de TV; tem o movimento controlado por controle de remoto e permite muitos tipos de ajustes, com diversos pontos de articulação.

Tenha cuidado na hora da instalação do suporte de TV

Alguns modelos, como o suporte fixo, não permitem muitos ajustes na televisão depois de instalados. Portanto, é preciso verificar a posição exata em que seu aparelho ficará de modo a evitar a desinstalação do suporte para ajustes.

Da mesma forma, meça bem a altura apropriada para o aparelho, levando em conta a distância entre o suporte e o local em que as pessoas ficarão sentadas, para que a tela da TV não fique muito longe e de difícil visualização.

Utilize também o padrão VESA (Video Electronics Standards Association) para verificar a distância entre os furos do suporte. Assim, você garante que o padrão VESA do suporte será o mesmo da televisão, com encaixe perfeito.

Com todas essas dicas, fica bem mais fácil escolher um suporte de TV que garanta o conforto da sua família, não é mesmo?

Agora que você já está pronto para ir às compras, aproveite para curtir a nossa página no Facebook, Twitter e Instagram e garanta sempre as melhores dicas!