Atualmente, é possível encontrar diferentes estilos para compor uma casa, não é verdade? A decoração vintage, por exemplo, é considerada uma tendência decorativa que torna o ambiente mais bonito, moderno e charmoso. Esse estilo se caracteriza por ter uma ornamentação clássica, com adereços de casa e mobiliários sofisticados que remetam dos anos de 1920 até 1960.

Pensando nisso, resolvemos mostrar no post de hoje algumas dicas para você ter em seu lar uma decoração vintage. É válido mencionar que essa é uma maneira de transformar o espaço de um jeito prático, fácil, econômico e muito estiloso. Ficou interessado? Então continue a leitura e veja nossas sugestões!

1. Utilize uma paleta de cores vintage

O primeiro passo é buscar uma paleta de cores vintage para colocar no ambiente, tanto em paredes quanto em acessórios decorativos e móveis. Em geral, os tons pastéis são os mais utilizados, como rosa antigo, ouro rosé e as cores mais clarinhas de azul, rosa, amarela, verde e lilás. Marrom, rosa escuro, roxo e bege também são opções que podem ser usadas.

Vale falar que a ideia não é utilizar apenas uma cor, mas sim misturar diferentes tons. Se sua escrivaninha for em madeira, por exemplo, aposte em um fundo mais colorido. Agora, se seu sofá for em azul bebê, busque contrastar com algum item decorativo, como uma almofada, uma prateleira ou um tapete, em uma coloração diferente, como o rosa e o marrom.

2. Aproveite os artefatos de iluminação

Lustres, luminárias, abajures e artefatos de iluminação, em geral, também são superutilizados em casas com estilo vintage. Na sala de jantar, por exemplo, um lustre rico em detalhes é capaz de proporcionar sofisticação e elegância, além de auxiliar na iluminação do espaço. Já um abajur na sala de estar ajuda a incrementar a decoração e auxiliar, por exemplo, em um momento de leitura. Fique atento apenas para não exagerar, tudo bem?

3. Busque móveis retrôs

Outra dica fundamental é buscar móveis que tenham um acabamento mais retrô, ou seja, mais clássico. Nesse caso, você pode tanto procurar por itens que sejam mais antigos, porém que estejam em um bom estado de conservação, quanto apostar em peças mais recentes que tenham um estilo de épocas passadas.

Além disso, os móveis de madeira são indispensáveis ao optar por uma decoração vintage, e o indicado é que eles tenham uma marcenaria com um design retrô. Poltronas com estofado de couro, móveis com pés palito e camas de ferros também compõem o estilo.

4. Invista em objetos decorativos

A decoração vintage é marcada pela riqueza em detalhes e objetos decorativos. Por isso, a nossa última dica é para que você invista em itens que remetam ao estilo dos anos da primeira metade do século XX.

Algumas sugestões são:

  • arranjos de flores;

  • câmeras fotográficas antigas;

  • gaiolas pintadas e decoradas com flores;

  • espelhos emoldurados;

  • tapetes;

  • quadros com molduras desenhadas;

  • almofadas florais;

  • cortinas;

  • desenhos em renda;

  • vitrolas;

  • relógios em modelos mais antigos;

  • conjuntos de xícaras com bule.

Pronto! Agora que você descobriu incríveis dicas para criar uma decoração vintage em sua casa, não perca tempo e transforme o seu lar, tornando-o muito mais bonito e agradável. Não se esqueça de que você pode encontrar boas opções de itens decorativos fazendo uma busca pela internet, especialmente em áreas de artefatos para casa.

Se você gostou do artigo de hoje, veja esta ótima sugestão de item para incrementar sua decoração vintage. Até a próxima!