Vivemos hoje no fascinante mundo da alta resolução. É impressionante o grande salto de qualidade nas imagens que assistimos nas telas dos computadores, celulares e das TVs.

No caso da televisão, o sinal digital chegou para abolir aqueles ruídos que costumavam ser comuns na transmissão analógica. Porém, para usufruir da boa qualidade de imagem digital em seu aparelho televisor, é necessária uma antena digital de boa qualidade.

Para resolver dúvidas que ainda perduram sobre a antena para sinal digital, nesse post reunimos informações relevantes sobre esse dispositivo. Acompanhe!

1. O desligamento do sinal analógico

Até pouco tempo o sinal de TV aberto era unicamente disponibilizado via sistema de transmissão analógico. Com a disponibilidade do sinal digital, que tem maior qualidade, as mudanças estão sendo implementadas pela Anatel e estima-se que até o final de 2018 ocorrerá o desligamento do sinal analógico de TV em todo o país.

Os modelos de TV que não possuem internamente o receptor de sinal digital poderão recebê-lo por um conversor externo – inclusive os aparelhos de tubo.

O melhor é que as frequências analógicas, anteriormente utilizadas para transmitir o sinal da sua TV, servirão agora para a melhoria do sinal de internet de 4G no seu celular.

2. Os modelos de antena digital disponíveis no mercado

  • Antenas internas

As internas têm menor poder de captação e, por isso, são as indicadas para locais em que o nível de sinal está entre médio e bom.

  • Antenas externas

As externas podem captar o sinal mais intensamente, tanto pelo seu tamanho maior quanto pelo design, que é ideal para a recepção.

3. A escolha da antena ideal

Dependendo da amplitude do sinal em sua região, você poderá escolher uma antena interna ou externa. Uma vantagem da antena interna é que ela é mais fácil de instalar, atendendo bem a moradores de apartamentos. Essas antenas devem ser instaladas em locais próximos a janelas ou mais abertos, para captar melhor o sinal.

Já as antenas externas são mais potentes. Por isso, elas são indicadas quando o sinal varia entre ruim e médio, o que acontece, especialmente, em cidades litorâneas e localidades afastadas das torres de transmissão.

Para instalar esse tipo de antena a dificuldade é um pouco maior, pois ela deve ser instalada em local alto, geralmente nos telhados das casas. Porém, moradores de prédios também podem negociar a instalação de uma antena externa na cobertura e distribuir o sinal para os moradores por meio de um divisor de sinal.

4. A revolução na TV aberta

Com o desligamento do sinal analógico em 2018, todas as emissoras de TV aberta passarão a operar apenas pelo sinal digital. Isso significa mais qualidade e menos ruído para os telespectadores, que antes só poderiam ver essa qualidade na assinatura da TV a cabo. A resolução mínima é de 720p, ou seja, muito mais definição para os seus programas favoritos.

Então, o que você achou dessas informações sobre antena digital? Foram úteis? Se sim, siga as nossas páginas nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram) para ficar por dentro de soluções em inovação e artigos para casa!