O sinal de TV digital está trazendo mais qualidade para a transmissão, elevando o padrão técnico da televisão brasileira. Várias cidades atualmente já deixaram de receber o sinal analógico, e a previsão é que dentro dos próximos anos todo o país esteja recebendo sua programação de TV em alta definição com o sinal digital.

Para não ficar de fora dessa verdadeira revolução tecnológica, é preciso entender um pouco mais sobre ela. Pensando nisso, resolvemos trazer algumas informações pontuais sobre o sinal digital e sobre como aproveitá-lo quando ele estiver disponível em sua cidade. Preparado? Então nos acompanhe!

Quais as diferenças a TV digital e a TV analógica?

Trata-se de dois tipos de transmissão distintos, a TV analógica é transmitida via ondas eletromagnéticas, que normalmente são captadas por antenas no formato espinha de peixe. Assim, esse tipo de transmissão acaba sendo caracterizado pela presença de interferências, chuviscos e ruídos.

Já transmissão na TV digital ocorre a partir de correntes de bits, que são informações binárias, em linguagem digital, a mesma dos computadores, celulares, CDs e DVDs. Nesse tipo de transmissão não ocorrem os tão comuns chuviscos da TV analógica. O resultado dessa mudança poderá ser percebido no áudio e no vídeo com melhor definição em sua televisão.

Além disso, a transmissão digital possibilita que se exibam as programações em formato de tela widescreen, além da qualidade de áudio 5.1 e imagens em alta definição (HD e Full HD). Claro que a qualidade dependerá da tecnologia empregada na transmissão do sinal de cada emissora de TV.

Por que o sinal analógico será desligado?

A TV analógica será inutilizada para que as frequências antes empregadas em sua transmissão sejam usadas para a melhoria das redes de internet móvel 4G. Com esse espectro de frequência da TV analógica, o sinal 4G poderá operar também na faixa dos 700 MHz, ampliando assim o seu alcance para mais regiões.

Quando minha cidade vai receber o sinal digital?

Você pode conferir no site da TV digital brasileira as cidades em que já há cobertura do sinal digital. Caso sua região ainda não esteja incluída, cheque se isso ocorrerá até o ano que vem, verificando a lista das localidades em que o sinal digital será implementado de 2017 a 2018.

Para as cidades que não constam na lista, estima-se que o prazo máximo para a implementação da TV digital se estenda até o ano de 2023.

O que é necessário fazer para receber o sinal digital?

O primeiro passo para desfrutar da alta definição do sinal digital em sua TV é adquirir uma boa antena digital UHF para receber o sinal. Em geral, existem modelos bastante eficientes, tanto de antenas internas quanto das externas. A escolha dependerá das condições para instalação.

Se você já tem um aparelho de TV com conversor embutido, precisará apenas da antena. Já para os aparelhos mais antigos será necessário o uso do conversor de TV digital. Com o conversor em mãos, basta ligar a antena UHF no aparelho e conectá-lo via cabos RCA no painel traseiro do seu televisor.

Gostou desse conteúdo informativo exclusivo sobre TV digital? Então não perca tempo e já adquira sua antena interna para TV digital!