Finalmente você comprou aquela TV dos sonhos, mas ela ainda deverá ser instalada na parede? Não se preocupe! Descomplicamos o processo pra você que gosta de colocar a mão na massa e vamos te mostrar que, com planejamento e atenção, é possível instalar um suporte para TV na parede sem problemas.

Continue a leitura do artigo e prepare-se para aproveitar sua sala de estar de uma nova maneira!

Planeje-se

Tudo o que é planejado tem mais chances de dar certo, não é mesmo? Com a instalação do suporte para a sua TV não é diferente. Ao abrir a embalagem, leia atentamente as instruções de uso e as informações sobre o produto.

Elas são importantes para indicar os pontos de encaixes entre as peças e tornar a instalação mais simples. Certifique-se de que você tem em casa todas as ferramentas necessárias para o serviço e mãos à obra!

Saiba o tamanho ideal da televisão para o seu cômodo

Existe uma relação entre o tamanho do aparelho e a distância ideal para o espectador. As medidas são calculadas de acordo com a resolução e a distância, em metros, entre o sofá e a televisão.

Considerando apenas os modelos de tela plana (plasma, LED e LCD), atualmente mais comuns, calculamos assim:

  • Para aparelhos com resolução padrão, ou seja, 480px

    • Distância x 12 = Tamanho ideal em polegadas.

  • Para aparelhos com resolução HD, ou seja, 720px.

    • Distância x 18 = Tamanho ideal em polegadas.

  • Para aparelhos com resolução Full HD, ou seja, 1080px.

    • Distância x 21 = Tamanho ideal em polegadas.

Na prática, se o seu sofá fica a 2 metros de distância da parede onde a TV será instalada e você pretende comprar um aparelho Full HD, a conta será: 2 x 21 = 42. Isso significa que o tamanho ideal para um televisor neste cômodo é 42 polegadas.

Verifique a parede que vai receber o suporte para TV

Procure saber se na parede há instalações de gás ou água para evitar surpresas desagradáveis, como um cano perfurado. Vigas também são pontos de atenção, pois a broca não consegue atravessá-las. A parede deve ser de alvenaria para garantir a firmeza do conjunto.

Escolha o suporte ideal

Existem dois tipos de suporte: o universal, que é adaptável a todos os modelos de LCD, Plasma e LED, que vão de 14 a 71 polegadas. Já os do tipo específico são para determinados aparelhos e vem em modelos com trilho, ou com somente uma peça.

Separe os materiais necessários

Hora de separar as ferramentas necessárias para instalar o suporte de TV na parede! Confira:

  • nível de bolha para alinhar;

  • trena ou fita métrica;

  • lápis para fazer as marcações;

  • chaves Philips, de fenda e de boca para parafusar o suporte;

  • furadeira e brocas;

  • peças de fixação que vêm junto com a TV, como arruelas, carretéis, calços, parafusos, buchas e gabarito.

Siga estas instruções

  1. Meça a distância entre o piso e a base da TV. Para aparelhos de 32 a 40 polegadas, a medida é 70 cm. Já para as de 50 a 56 polegadas, a medida deve ser 60 cm.

  2. Com a chave Philips, prenda o carretel e a arruela no aparelho, assim como os calços.

  3. Para saber a localização dos furos na parede, utilize o gabarito que costuma vir na embalagem. Posicione-o na parede e faça as marcações. Se não houver, faça um molde em papel indicando o local dos furos e fixe na parede.

  4. Para evitar que o pó da furação caia no chão, cole um saquinho plástico ou filtro de café próximo às marcações. O pó cairá no reservatório e a quantidade de poeira pela casa será menor. Faça os furos com a furadeira e encaixe as buchas.

  5. Fixe o suporte e aperte os parafusos com a chave de boca.

  6. Encaixe o aparelho no suporte até que os calços se prendam.

  7. Certifique-se de que a TV está firme. Após conectar a fiação, ela estará pronta para ser ligada!

Pronto! Agora você sabe tudo o que precisa para instalar um suporte para TV!

Curtiu o artigo? Fica, então, mais uma dica: dê preferência de compra aos suportes universais, pois, se futuramente você trocar sua TV por um modelo maior, você não perderá a instalação do objeto. Você pode garantir o seu clicando aqui!