Quem gosta de curtir um cineminha, em geral sabe o quanto pode ser caro fazer um programa desses com a família. O lazer é o primeiro item a ser cortado em momentos de economia, mas nem por isso é necessário ficar sem curtir um filminho, não é mesmo?

Já pensou se você pudesse transformar a sua sala em um cinema em casa? Separamos 5 dicas sensacionais para deixar esse cômodo com cara de cinema. Então, escolha o seu filme predileto, prepare a pipoca e vem com a gente!

Antes de começar, conheça bem o espaço

Escolha em sua casa o cômodo ideal para transformar em cinema. Pode ser a sala, o seu quarto ou aquele quarto de hóspedes que não é muito utilizado. Procure saber a metragem do local. Esta informação é importante para definir a potência do sistema de áudio e a distância do projetor, por exemplo.

Escolha a tela ideal para a sua sessão

Agora que você já sabe a medida do local, é hora de definir a tela. Você pode utilizar a TV que já tem em casa, ou se desejar, adquirir um novo dispositivo. Pode ser um aparelho maior e com melhor resolução, ou uma tela para projeção. O mercado oferece uma variedade de modelos, como os retráteis, os com tripé e os elétricos.

Você pode inclusive aproveitar uma parede branca e sem interferências visuais como manchas, furos e afins. O ideal é que seja prático acessá-la. Afinal, não é nada legal ter um baita trabalho para montar a sessão. Não se esqueça de que o ponto de partida deve ser a localização da tela, para que seja possível pensar na disposição dos lugares e também do sistema de áudio.

Capriche também do sistema sonoro

Para que seus convidados se sintam de fato em uma sala de cinema, invista em um bom home theater! Hoje em dia este sistema de áudio já se popularizou e existem no mercado modelos bastante em conta.

É importante que no momento da compra você saiba as medidas da área que vai receber o aparelho, para escolher o modelo que tenha uma boa potência sonora para o local.

Ofereça conforto aos convidados

Toda sala de cinema que se preze precisa ser confortável! E aí vale investir em bons lugares para as pessoas se acomodarem. Os sofás retráteis e reclináveis são uma ótima opção. Esses mecanismos permitem que o sofá se transforme de acordo com a necessidade. Durante a sessão, ele pode se tornar um lugar exclusivo e bem confortável, utilizando a posição reclinada.

Ao fim do filme ele pode voltar ao seu tamanho e posição originais. Outra ideia bacana para deixar a sala aconchegante é investir em um tapete bem felpudo ou pufes, para que os convidados também possam se acomodar pelo chão, em caso de “sessão lotada”. Não se esqueça também das almofadas, pois elas garantem mais conforto para quem estiver no tapete.

Recrie em casa o escurinho do cinema

Por fim, mas nem um pouco menos importante, você deve criar o clima de cinema! Para isso, o escurinho da sala é fundamental. Basta bloquear a entrada de luz no cômodo. Em ambientes com janela, use uma cortina de cor mais escura e tecido mais grosso que o habitual.

O blecaute é uma opção mais viável, pois não interfere tanto na decoração. Ele fica por trás da cortina e isola bem a passagem de luz. Para que esse truque dê certo, é importante saber a medida da janela e a altura do varão em relação ao chão. Para um isolamento perfeito, o ideal é que o blecaute ultrapasse a janela.

Outra dica para ter o máximo do escurinho do cinema é prender as pontas inferiores do material com um pedacinho de fita crepe, para que o blecaute não se mova durante a sessão.

Agora que você já preparou tudo para criar um cinema em casa, aproveite para assinar a nossa newsletter e tenha sempre dicas bacanas na sua caixa de e-mail!