A chegada do controle remoto trouxe mais conforto para as horas de descanso na vida das pessoas. Agora, não é preciso sair do lugar para trocar o canal da TV ou alterar a temperatura do ar-condicionado. Contudo, a batalha para fazer a pilha durar mais e melhorar a conservação desse acessório tem sido o principal desafio.

Às vezes, o aparelho parece em perfeito estado, mas as funções do teclado começam a não responder aos comandos, não é mesmo? Pois saiba que nem sempre é preciso condená-lo. Na maioria dos casos, a pilha simplesmente vazou.

Portanto, se você quer aprender a conservar melhor a pilha e aumentar a vida útil do controle remoto, continue a leitura e acompanhe as dicas!

Entenda por que os vazamentos são comuns

Bom, o compacto controle remoto de alguns anos atrás foi substituído por um de design moderno e maior. Com isso, as pilhas geram mais energia para percorrer toda a extensão dessas placas maiores, o que causa um rápido enfraquecimento de sua carga.

Esse fator faz com que as placas entrem em uma espécie de “curto”, expondo as pilhas a altas temperaturas. Assim, elas acabam vazando e oxidando as peças internas do controle.

Outro fator favorável ao vazamento é a compatibilidade dos controles com as pilhas AAA (palito). Elas desgastam mais do que os modelos AA dos controles antigos.

Escolha a pilha certa para o controle remoto

Para aumentar a vida útil de um controle remoto é fundamental conhecer mais sobre os tipos de pilhas disponíveis no mercado: comuns, alcalinas e recarregáveis.

Em geral, o funcionamento delas acontece a partir de reações químicas. Só que, nas comuns, são utilizados sais ácidos e água, fornecendo um valor baixo de corrente. Por isso, são indicadas para controles remotos, brinquedos e relógios de parede.

Já as alcalinas, apesar de terem o mesmo princípio das comuns, funcionam com o hidróxido de potássio e são mais duráveis. No entanto, o ideal é comprar uma marca confiável, pois esse tipo de pilha costuma vazar com maior frequência.

As pilhas recarregáveis, por sua vez, não vazam e suportam até mil cargas, tendo uma vida útil em torno de dois anos. Porém, elas são mais caras.

Verifique as condições do produto constantemente

O velho ditado popular “Prevenir é melhor do que remediar” faz todo o sentido quando o assunto é fazer a pilha durar mais. Portanto, o estado físico dela precisa ser verificado periodicamente, sendo imprescindível manter os contatos — positivo e negativo — sempre limpos e claros.

Se houver indícios de corrosão, o melhor é remover as pilhas enquanto há tempo, pois o vazamento pode estar por um fio. O ideal, nesse caso, é substituir as duas ao mesmo tempo. Do contrário, o produto novo acaba sobrecarregado e com maiores riscos de vazamento.

Limpe o local de armazenamento para fazer a pilha durar mais

É muito importante manter o espaço de armazenamento sempre limpo. Assim, as pilhas geram energia mais facilmente, reduzem o desgaste e, consequentemente, duram mais no aparelho.

Para a limpeza de manutenção basta um pano ou uma borracha. Agora, se a pilha já vazou, é preciso neutralizar o produto danificado. Nas pilhas alcalinas, utilize ácido caseiro — suco de limão ou vinagre. Já nas ácidas, recorra ao bicarbonato de sódio com água.

Em nenhum dos casos ponha água pura nessa superfície. Esse deslize poderá comprometer permanentemente todo o aparelho. Também não se esqueça de pôr luvas ao manusear os produtos, ok?

Guarde as pilhas em local adequado

Se o controle não for utilizado por um período superior a 30 dias, o ideal é fazer a retirada das pilhas. Assim, você evita a oxidação e os temidos vazamentos.

Para guardá-las, reserve um local seco e que não haja oscilações de temperaturas. Isso porque o calor excessivo ou frio demais acaba expondo o produto ao maior risco de danos.

Bom, com alguns cuidados simples é possível fazer a pilha durar mais no controle remoto e, com isso, economizar. Portanto, se você curtiu todas essas dicas, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades direto no seu e-mail. Não perca tempo!