O ar-condicionado é um eletrodoméstico muito utilizado nas casas e estabelecimentos em geral. Porém, nem sempre a manutenção do aparelho nos locais segue uma rotina constante de higienização do filtro. Não fazer essa limpeza pode desencadear ou intensificar alergias respiratórias em pessoas que já possuem esse quadro.

Isso porque o funcionamento do aparelho acontece com a circulação de ar no ambiente. Daí, ele passa pelo filtro e a constante atividade gera partículas que, por sua vez, ficam retidas.  

Esse acúmulo pode conter bactérias, vírus, fungos, ácaros e micro-organismos, que, em ambientes sem renovação de ar, podem ser perigosos para a saúde de adultos e principalmente, crianças.

Mas de que forma o uso desse eletrodoméstico influencia em nossa saúde? Listamos 5 males do ar condicionado e algumas formas de evitá-los. Confira:

Confira os 7 males causados pelo ar condicionado

1. Gripes e resfriados

Talvez este episódio já tenha acontecido com você ou com algum amigo: basta alguém chegar resfriado no escritório e, dias depois, outras pessoas apresentam os mesmos sintomas.

Isso acontece porque em ambientes fechados e com pouca renovação de ar, os vírus circulam com mais facilidade e consequentemente é mais fácil de contaminar as pessoas. Deixar as janelas abertas esporadicamente e também ficar atento a limpeza do filtro pode reduzir bastante o problema.

2. Sinusite

A sinusite é a inflamação dos seios da face, que são cavidades presentes no nariz, olhos e maçãs do rosto. Essa doença pode ter origem infecciosa, causada por bactérias, vírus e fungos ou ser de fundo alérgico.

Nos dois casos, o ar-condicionado pode ser um facilitador para o surgimento da doença. Tanto o acúmulo de poeira no aparelho, quanto o choque térmico causado pela baixa temperatura no ambiente, são agentes causadores da sinusite.

3. Alergias

Quem sofre de alergia sabem muito bem: o ar condicionado pode ser um dos vilões responsáveis por desencadear as crises respiratórias. O resfriamento do ar devido à atividade do aparelho também favorece o ressecamento da mucosa nasal e pode, inclusive, causar sangramentos.

4. Amigdalite

Como vimos até agora, grande parte das doenças é causada ou agravada pelo ar muito seco que circula quando o condicionador de ar está ligado. Com a região da garganta não é diferente.

É comum termos uma sensação de ressecamento nessa região, causada pela falta de saliva. Com a garganta seca, aspiramos bactérias com mais frequência, o que pode causar a inflamação das amígdalas. Por isso, mantenha sempre uma garrafinha de água em sua estação de trabalho e não deixe de se hidratar.

5. Olho seco

As pessoas que usam lente sofrem bastante com o ar condicionado. Isso porque o ar resseca a córnea e irrita os olhos, podendo causar ceratite (inflamação do local, causada por fungos ou bactérias) ou infecção.

Converse com seu oftalmologista e peça para que ele receite um medicamento para lubrificar os olhos, geralmente chamado de “lágrima artificial”.

Saiba como amenizar esses males

Agora que você já está por dentro dos riscos causados pelo uso frequente do ar-condicionado, saiba que é possível amenizar o desconforto! Para evitar esses problemas, o umidificador de ar é uma ótima solução.

Ele transforma o ar seco, jogando no ambiente uma névoa suave que devolve a umidade ao ambiente, perdida pela atividade do ar condicionado. Assim é possível gerar o conforto de um ambiente agradável.

Gostou dessa solução para amenizar os males do ar condicionado? Por que não aproveita e já garante o seu umidificador de ar agora mesmo? Sua saúde agradece!